• Logomarca composta por circulo com fios interconectados e o seguinte texto: mestria, escola de formação de professores humanidades bncc


    A Mestria é uma plataforma de formação continuada, cursos livres e orientação acadêmica fundada sobre a lógica da educação dialógica, crítica e rizomática. Sustenta-se em três pilares:

    - Educação Aberta e Interdisciplinar
    - Governança Participativa e Territorializada
    - Experiência Cognitiva Multiplataforma

    Inspirada na noção de 'mônada' como unidade relacional, a Mestria propõe um espaço de mestria compartilhada, onde o saber é ativado por redes de afetos, experiências e narrativas, conectando educadores, pesquisadores, profissionais, ativistas e comunidades locais.
    Inspiram esta proposta os pensadores Ivan Illich e Paulo Freire, cuja visão de educação emancipatória e horizontal norteia a proposta metodológica da plataforma.

    Conecte-se, cadastre-se para acesso a plataforma e seus Cursos.

    • Titulo do bloco Certificação seguido de imagem de um certificado.

      Cursos Livres não são regulamentados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou por secretarias de educação. Eles são amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96), pelo Decreto Presidencial nº 5.154/04 e pela Deliberação CEE 14/97, que os classificam como modalidade de educação profissional de nível básico ou educação não-formal.

      Eles são válidos em todo o território nacional para:

      • Enriquecimento Curricular: Aumentar a qualificação profissional.

      • Horas Complementares/Extracurriculares: Uso em faculdades (se o regulamento da IES permitir).

      • Provas de Títulos e Concursos Públicos: Desde que o edital do concurso ou processo seletivo permita o uso de certificados de Cursos Livres/Extensão

Avisos do site

Chamada para Curso

por Jorge Silva -

ÚLTIMA CHAMADA:

 Inscreva-se até 

20 de janeiro

 às 

23h59

(horário de Brasília)

As vagas são limitadas!

Pensamentos e Design em Narrativas

Curso Livre • 20h • Online

Um curso para educadores, artistas e mediadores culturais que desejam criar culturas de aprendizagem mais reflexivas, sensíveis e colaborativas.

Entenda por que a forma como pensamos e narramos experiências importa para o modo como aprendemos, ensinamos e construímos sentido no mundo — dentro e fora da escola.


Cursos disponíveis

Este curso presupõe que, o ato de ensinar é como uma forma de mimesis: uma representação viva do saber em ato. O professor encarna o conteúdo, dramatiza a aprendizagem, torna-se presença simbólica do conhecimento. O mistério da transmissão não está apenas no que é ensinado, mas na própria energia de passagem — o gesto, a voz, o olhar, o ritmo. O ensino é uma arte mimética, onde cada encontro é uma performance de sentido. este é o sentido da Gramática do Caos, dierente da norma, ela propõe o devir.

A aporia, no sentido grego, os dilemas da sociedade e da nossa civilização será o nosso foco temático, tratado inicialmente pela área de humanidades -BNCC.